Notícias e Artigos

IBN-site-548x277-n

Notícias e Artigos

12 Ago

Fórmula 85/95, fator previdenciário, qual idade ideal para se aposentar? Faça o seu planejamento previdenciário

oculos 2

Diante de tantas regras e mudanças que vêm ocorrendo na Previdência Social, não se pode afirmar qual a fórmula ideal para uma aposentadoria, isto porque, cada pessoa terá a sua realidade contributiva e um tempo de serviço diferente.

Ocorre que é possível sim, diante de cada cenário, projetar qual a melhor aposentadoria para cada um, adequando-se o valor da contribuição às expectativas e às necessidades individuais.

O tão temido fator previdenciário agora pode ser mitigado do cálculo da aposentadoria, desde que a pessoa venha a preencher a fórmula 95 para homem e 85 para mulher, ao somarem idade e tempo de contribuição. Esta soma vai subir um ponto em 2017, outro ponto em 2019, e a partir de então, um ponto até chegar no 90/100 em 2022. Vale lembrar que este critério é uma alternativa ao fator previdenciário, e não uma regra obrigatória! Esta regra, pode ser sim vantajosa para muita gente, mas não necessariamente, pois alcançá-la poderá se tornar muito distante e pouco atrativo financeiramente.

De outro lado, e também bastante interessante em termos financeiros é a Aposentadoria por Idade, quem em nada mudou com as últimas alterações legislativas: aposenta-se por idade o homem aos 65 e mulher aos 60 anos, desde que tenham no mínimo 15 anos de contribuição. Neste cálculo, não há fator previdenciário que prejudique o valor da aposentadoria. Entretanto, existem outras restrições que devem ser observadas, como o período básico de cálculo não poderá ser inferior a sessenta por cento do período decorrido da competência julho de 1994 até a data de início do benefício.

Para tanto, é preciso fazer simulações de cálculo em todas as possibilidades possíveis e futuras, para que a opção pela melhor aposentadoria seja consciente e concreta, baseada em valores reais e não em suposições. Planeje-se e obtenha um melhor retorno de sua previdência!!

Quer receber mais dicas?

Última modificação em Quarta, 12 Agosto 2015 13:48
voltar ao topo

Informativo - Receba as novidades no seu e-mail